sábado, 25 de junho de 2022 - 25/06/2022 17:32:04
Top Empreendedor Portal Útil

Publicado por Santana em 07/06/2022 às 23:11.

Quer saber quais os documentos para trabalhar de carteira assinada? Então confira a lista que preparamos com os documentos admissionais necessários. Aproveite e tire suas principais dúvidas!

Se você está procurando uma vaga de emprego é preciso ficar atento para as documentações necessárias para a admissão. Já que são documentos obrigatórios para a oficialização do contrato de trabalho. Pois esta necessidade é devido a este tipo de contrato exigir alguns cuidados no que diz respeito à legislação trabalhista, previdenciária e tributária. Assim, para respeitar esses detalhes, é preciso que a empresa colha todos os dados dos seus futuros empregados.

Assim, você está se organizando para entrar no mercado de trabalho, tenha em mente a importância dos documentos para trabalhar de carteira assinada. Afinal, se você for chamado a qualquer momento para a vaga, deve estar pronto para aproveitar a oportunidade.

Quer saber quais são os documentos para trabalhar de carteira assinada? Então continue a leitura e veja quais são eles!

O que este artigo aborda:

A importância dos documentos para trabalhar de carteira assinada

Quando uma empresa vai contratar um novo funcionário é preciso que ele apresente alguns documentos ao RH ou Departamento Pessoal dela. Saiba que embora esse processo para admissão pareça trabalhoso e puramente burocrático, existem razões positivas que justificam a necessidade de apresentar documentos para trabalhar de carteira assinada.

Documentos para trabalhar de carteira assinada

Registrar os documentos é importante para a identificação do profissional. Desse modo, dados básicos relacionados à vida civil do profissional a empresa deve colher. Isso é necessário para que a empresa conheça o seu empregado e possa garantir os seus direitos trabalhistas.

Mas quais são os documentos necessários? Para isso preparamos uma lista para você. Desse modo, basta conferir a lista a seguir!

Lista dos documentos para trabalhar de carteira assinada

Veja a seguir a lista dos documentos para trabalhar de carteira assinada. Anote aí!

Documentos necessários

1. RG;

2. CPF;

3. Carteira de trabalho (CTPS). Mas caso tenha dificuldade para emitir a sua carteira de trabalho, então veja como agendar carteira de trabalho;

4. Comprovante de inscrição no PIS/Pasep;

5. Foto 3×4;

6. Título de eleitor;

7. Carteira de habilitação (CNH). Esse documento é obrigatório para cargos que utilizem veículos. Preste atenção na categoria;

8. Comprovante de residência. No entanto se o comprovante estiver no nome de outra pessoa, é possível levar uma declaração de residência autenticada;

9. Comprovante de escolaridade. Pode ser o seu histórico do Ensino Médio ou até mesmo o histórico da Faculdade que você cursou. Além disso, leve os certificados dos cursos profissionalizantes que você fez;

10. Registro profissional emitido pelo órgão expeditor da classe;

11. Certidão de nascimento (caso seja solteiro);

12. Certidão de casamento ou de união estável. Mas apenas para pessoas casados;

13. Certificado de reservista. No entanto, apenas para homens com idade entre 18 e 45 anos;

14. Atestado de saúde ocupacional. Geralmente a empresa que vai te contratar é quem vai pedir;

15. Certidão de nascimento dos filhos de até 21 anos;

16. Cartão de vacina.

Lembre-se de levar uma cópia e a original de cada documento. Ah, em alguns casos, é necessário autenticar as cópias.

Apesar de serem muitos os documentos, mas se você cuidar com antecedência poderá se preparar mais cedo. Por isso, se você está com alguma pendência em seus documentos ou ainda não emitiu algum deles, agilize o quanto antes. No entanto, a boa dica é que alguns deles você pode emitir pela internet. Exemplo: a carteira de trabalho digital. Aproveite! Assim, emita o quanto antes!

Se tiver alguma dúvida sobre como agendar a carteira de trabalho, você poderá entrar em contato com a Central de Atendimento Alô Trabalho

Documentos que a empresa NÃO pode exigir para o trabalho

Veja a lista de documentos que nunca podem ser exigidos pelo empregador. Então, saiba que se isso for feito, a empresa sofrerá multas e penalidades.

  • Exame de HIV;
  • Testes que para comprovar gravidez;
  • Seus registros de dívidas ou de ausência delas. Exemplos: certidão negativa no SPC e Serasa;
  • Seus dados de antecedente criminal;
  • Comprovante de ausência de ações trabalhistas. Pois são aqueles documentos para comprovar que você nunca entrou em uma ação contra alguma empresa.

Veja também: Formas de como trabalhar pela internet

Conclusão

Como vimos é importante está com os documentos para trabalhar com carteira assinada em dias. Já que você não perderá sua vaga de trabalho e também terá a garantia de seus direitos trabalhistas. Mas é bom organizar a documentação de modo antecipado. Porque só assim você estará preparado no momento em que for chamado. Afinal, ninguém quer perder uma oportunidade.

Vimos também quais documentos as empresas não podem exigir. Desse modo, preste sempre atenção. Pois só assim estará ciente dos seus direitos.

Este conteúdo foi útil para você? Então se desejar, compartilhe-o.

Boa leitura!

Pode ser do seu interesse

Como instalar rede de proteção em janelas e outros locais

Como instalar rede de proteção em janelas e outros locais

Como se destacar na entrevista de emprego? Confira 7 dicas!

Como se destacar na entrevista de emprego? Confira 7 dicas!

Como Abrir um Negócio com R$1000 e ter Resultado?

Como Abrir um Negócio com R$1000 e ter Resultado?

Curso Renda Online Está Com Desconto Black Friday 2019

Curso Renda Online Está Com Desconto Black Friday 2019

Hostinger é a Melhor Hospedagem de Sites e Blogs?

Hostinger é a Melhor Hospedagem de Sites e Blogs?

5 Motivos para você Ter um Site para Sua Empresa

5 Motivos para você Ter um Site para Sua Empresa