sábado, 25 de junho de 2022 - 25/06/2022 16:37:49
Top Empreendedor Portal Útil

Publicado por Santana em 26/05/2022 às 02:58.

Neste artigo abordaremos o quão o email marketing é importante para as lojas online e quais devem ser os objetivos ao utilizá-lo.

O email marketing é muitas vezes esquecido por lojas online de pequeno e médio porte, para as quais é na maioria dos casos a melhor escolha possível. Saiba mais sobre o que decidir e quais sistemas você pode escolher aqui.

O objetivo do email marketing para e-shops não deve ser apenas conquistar novos clientes. Depois de conseguir um cliente de compra, é uma pena perdê-lo. É bem possível que ele se torne um cliente regular que ficará feliz em retornar.

Você só precisa entrar em contato com ele de vez em quando. Lembre-me por e-mail. Ou outra forma de marketing direto.

O que este artigo aborda:

O que é e-mail marketing?

Simplificando, são campanhas de e-mail regulares ou únicas que você usa para alcançar seus clientes. Dessa forma, você pode oferecer seus sapatenis masculinos à venda, mas também manter contato e relacionamento regulares.

Email marketing para lojas online e os principais benefícios da newsletter

Muitos e-shoppers têm uma atitude negativa em relação ao Email marketing para lojas online porque pessoalmente não têm uma boa experiência com mensagens semelhantes. E muitas vezes eles mesmos enviam spam automaticamente a esses e-mails. Mas o oposto pode ser verdade.

O e-mail corretamente concebido, bem processado e endereçado pode ter um impacto muito positivo. Especialmente para pessoas que concordaram em enviá-lo e demonstraram interesse em sua loja virtual e sua linha no passado.

À primeira vista, pode parecer que enviar e-mails exige muito esforço. Por exemplo, uma barreira legislativa pode desencorajá-lo. No entanto, na maioria dos casos, você não precisa lidar com isso em lojas virtuais alugadas.

Leia também: Como fazer um Ebook no Canva

Por que prestar atenção nessa estratégia?

  • É eficaz – você alcança públicos de remarketing e pessoas que deixaram seu carrinho, por exemplo;
  • É grátis – trazer clientes para a loja virtual custa apenas tempo;
  • Você apoiará as vendas e aumentará a porcentagem de compras concluídas;
  • Você aumentará a quantidade e a qualidade das visitas à sua loja virtual;
  • Você manterá contato regular com clientes B2B e B2C;
  • A resposta à campanha é de 1 a 3 dias.

No entanto, vamos apoiar os pontos acima para apoiar os dados. O e-mail marketing é um dos canais com maior retorno. De acordo com uma pesquisa da Smart Insights, a taxa de conversão de e-mails é maior do que no caso de redes sociais ou tráfego direto.

Segundo Emma, ​​um total de 59% dos profissionais de marketing consideram as newsletters a principal fonte de pedidos. E de acordo com uma pesquisa da HubSpot, mais da metade dos clientes admite que os e-mails influenciam suas decisões de compra.

E-mail marketing e direito

A distribuição de e-mails, newsletters e ofertas é regulamentada por lei em quase todos os países. Vamos falar sobre os pontos mais importantes em que os e-shoppers costumam cometer erros:

  1. O usuário deve ter o direito de se recusar a enviar a mensagem;
  2. Os regulamentos se aplicam não apenas a e-mails em massa, mas também a comunicações comerciais individuais;
  3. Se a lei for violada, existe o risco de multas;
  4. É proibido usar cabeçalhos e gráficos de e-mail falsos ou confusos;
  5. O assunto do e-mail deve corresponder ao seu conteúdo;
  6. O destinatário deve poder solicitar um check-out, que deve ser aceito pelo remetente no prazo máximo de 10 dias.

Quaisquer que sejam suas opiniões sobre obstáculos legislativos semelhantes, você precisa cumpri-los. A violação envolve uma multa. Mas o que você deve evitar 100% é enviar e-mails para endereços de e-mail aleatórios, os chamados cegos.

Você deve sempre segmentar os clientes que deram seu consentimento. Isso geralmente é feito concordando com os termos e condições ao comprar em sua loja virtual. Alternativamente, eles podem se inscrever diretamente no site da e-shop.

Quais devem ser os objetivos da loja virtual de e-mail marketing?

Garantir que os e-mails sejam realmente entregues

O objetivo do eshop deve ser garantir que os e-mails sejam realmente entregues. Se possível, a todos do banco de dados de contatos/destinatários. Cuidado com os filtros antispam. A base é ter um registro bem definido do domínio no qual a caixa de e-mail opera.

Garanta a legibilidade. Não exagere na frequência

Esta deve ser sua segunda preocupação. Graças ao módulo de e-mail, você pode verificar facilmente quantas pessoas abriram o e-mail, quantas pessoas clicaram e o que exatamente. E não se esqueça que nada deve ser exagerado.

Não recomendamos mais de um e-mail por semana. Mas também depende das necessidades de seus clientes e também se você realmente tem informações importantes que precisam ser comunicadas dessa maneira.

Você também deve certificar-se de que o e-mail é interessante tanto graficamente quanto em termos de conteúdo. Se você sabe que tem mais informações e, por exemplo, eventos diários, é aconselhável oferecer aos assinantes quais tipos de newsletters e com que frequência eles desejam se inscrever.

As conversões

O último e mais importante objetivo para o qual todos vocês lêem estas linhas são as conversões. Todo mundo que lida com e-mail marketing avalia o sucesso das campanhas, principalmente de acordo com o quanto foi vendido. Mas certifique-se de não se concentrar nisso.

Se você não conseguir conversões usando o email marketing, não se desespere. No entanto, este canal tem benefícios. Você manterá contato regular com as pessoas. Você os fará visitar sua loja virtual, ler um artigo, etc.

Ao visitá-los, eles também serão incluídos no público de remarketing. Isso pode ser benéfico para seus anúncios pagos, o que facilitará a segmentação.

Conteúdo do e-mail

O email marketing para as lojas online deve ter uma forma e estrutura claras. Portanto, esteja de acordo com o design do seu e-shop, identidade corporativa, banners, logotipo, etc. Claro, deve ficar claro no e-mail quem o enviou e o porquê, antes de ser aberto.

Por isso, não esqueça de preencher o nome do remetente e o assunto, que deve corresponder ao conteúdo. Assuntos e endereços personalizados aumentam o interesse dos destinatários.

E assim como ao criar um design de e-shop, não se esqueça de que há poder na simplicidade. O modelo de e-mail não deve ser pago em excesso ou confuso. As seções individuais devem ser organizadas logicamente e adequadamente separadas.

Seja consistente sobre o layout, gráficos e outros aspectos do modelo. Você pode modificar ligeiramente o modelo para determinados casos, como feriados. No entanto, não deve ser fundamentalmente diferente de um conceito único e regularmente recorrente.

Os botões de conversão devem sempre ter a mesma aparência e estar no mesmo lugar. Para que o leitor regular possa se orientar de maneira fácil e rápida. Verifique se os links estão corretos. Você certamente não quer que o leitor de e-mail chegue a lugar algum em uma página de erro 404.  

Você deve enviar o e-mail em formato HTML e texto. Isso ocorre porque alguns clientes de e-mail não suportam o formato HTML e exibem apenas texto. Outras vezes, os destinatários têm suas imagens desligadas, etc. Por falar em fotos. Siga a mesma regra das fotos no e-shop.

Sem arquivos desnecessariamente grandes que retardarão a recuperação e a renderização de e-mail. O modelo de e-mail em si deve ser responsivo, porque a maioria das pessoas hoje em dia lê e-mails em seus telefones celulares.

O que além de sapatos masculinos pode ser o conteúdo do e-mail? Artigos com dicas e instruções, soluções para diversos problemas, convites para eventos e entrevistas com profissionais, etc.

Iniciar e-mail marketing

Como você pode ver, começar a enviar newsletters aos clientes não precisa ser tão complicado quanto parece à primeira vista. Você tem soluções prontas e acessíveis.

O marketing por e-mail definitivamente não está em declínio e deve ser uma das principais atividades de uma estratégia de marketing online. Quanto mais cuidadosamente você segmentar seus clientes e quanto mais personalizar sua mensagem promocional, melhores serão seus resultados.

Pode ser do seu interesse

Como Abrir um Negócio com R$1000 e ter Resultado?

Como Abrir um Negócio com R$1000 e ter Resultado?

Como vender pela internet grátis – Dicas para iniciantes

Como vender pela internet grátis – Dicas para iniciantes

Formas de Como Trabalhar Pela Internet

Formas de Como Trabalhar Pela Internet

Fórmula Negócio Online na Black Friday 2019 + BÔNUS

Fórmula Negócio Online na Black Friday 2019 + BÔNUS

Como Criar Página de captura de E-mail Profissional Grátis

Como Criar Página de captura de E-mail Profissional Grátis

Como Fazer as Primeiras Vendas Como Afiliado Hotmart

Como Fazer as Primeiras Vendas Como Afiliado Hotmart