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Publicado por Santana em 25/05/2022 às 11:02.

É possível que uma empresa esteja implementando marketing de conteúdo para redes sociais sem compreender, de fato, como isso tem funcionado. 

Conhecer alguns métodos e táticas de marketing de conteúdo, e combinar o valor que isso promove junto às redes sociais aumenta o número de pessoas que a empresa pode alcançar, permitindo uma conexão mais profunda com os usuários em vários pontos de contato. 

Isso pode aumentar, de forma significativa, pontos essenciais do marketing digital, de uma forma geral, como:

  • Classificação em mecanismos de pesquisa;
  • Reconhecimento da marca;
  • Tráfego para página de e-commerce;
  • Volume de leads. 

Mas, afinal, como exatamente se trabalha e se combina marketing de conteúdo para redes sociais? Vale considerar as dicas e benefícios a seguir. 

O que este artigo aborda:

Estabeleça um tom e uma identidade comuns

Antes de tudo, é preciso identificar se a empresa já possui uma identidade de marca sólida e consistente no mercado em que atua. 

marketing de conteúdo para redes sociais

Se isso for verdade, é preciso combinar isso dentro das redes sociais, em conjunto com campanhas de marketing de conteúdo, utilizando da identidade já criada. 

Ambos os domínios precisam estar em uma mesma sintonia em termos de voz da marca junto ao público-alvo, cores usadas e linguagem adotada.

No entanto, caso esse cenário não seja a realidade da marca, ou seja, caso não haja uma identidade comercial coesa, definida ou estabelecida, é preciso desenvolvê-la antes de continuar com as estratégias de marketing de conteúdo para as redes sociais. 

Afinal, o intuito é reforçar a marca nessa plataforma, remetendo os usuários aos produtos e missão da empresa de forma rápida e a partir de experiências de valor nas mídias.

Uma persona de cliente ou público pode ser um aliado importante para definir algumas das características da marca nas plataformas digitais, sendo um o caminho a seguir para que tudo fique mais apropriado e para que conversem de forma adequada com os potenciais consumidores.

A persona de cliente, ou buyer persona, ajuda a entender o tipo de conteúdo que se deve criar, quais os principais interesses do público e quais as dores que a marca pode resolver, se tornando um importante ponto de referência para a marca. 

Caso o público-alvo consista em uma faixa etária jovem, por exemplo, talvez seja preciso ter uma voz de marca casual e influenciada pela cultura pop, utilizando-se de redes mais dinâmicas, como Instagram e Tik Tok.

As finalidades e formatos que uma rede social oferece tendem a ajudar a fidelizar o cliente, além de tornar o relacionamento mais pessoal e humanizado. 

Aqui, é mais provável que as pessoas comprem de uma marca se gostarem do que está sendo oferecido nas vitrines virtuais de e-commerce e marketplaces. 

Já navegar pelas plataformas sociais oferece a oportunidade de descoberta e interação de valor. 

Assim, é preciso empregar o inbound marketing para atrair usuários engajados nas redes sociais, promovendo o funil de marketing digital, sendo uma maneira eficaz de envolver o público-alvo principal desde o primeiro contato e levá-los às demais plataformas para conversão.

Faça uso da promoção cruzada

A promoção cruzada não significa, necessariamente, entregar exatamente a mesma mensagem em todos os domínios de rede social e marketing de conteúdo. 

Enquanto a mensagem de uma marca é a mesma, todo o restante flui de maneira coerente e complementar. 

Isso parte de conceitos internos, em que a conversa com a equipe estabeleça metas de mensagens para alcançar o público de uma forma natural e orgânica, conforme especificidades das redes e da audiência presente em cada um desses canais.

Há ferramentas digitais que permitem a publicação de postagens em diferentes plataformas de redes sociais, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Youtube.

Os espectadores também podem ajudar a empresa na promoção cruzada. Entretanto, é preciso se certificar de tornar mais fácil para que eles possam fazer isso. 

Sendo assim, a inclusão de ícones de compartilhamento de rede social em postagens no blog corporativo, como artigos de interesse geral, ou mesmo de um nicho em específico, permite a expansão do conteúdo de uma maneira orgânica, ação essencial para o SEO.

Reutilize o conteúdo em todas as redes

Reaproveitar conteúdo significa simplesmente reciclar o que existe atualmente, conferindo novas informações. Ele permite que se personalize o conteúdo existente e ajuda a economizar tempo. 

Contudo, não basta usar o mesmo conteúdo e republicá-lo como está ou dispará-lo simplesmente em outras redes. 

Se existe um vídeo no Youtube que pode ser bem aplicado no Instagram, por exemplo, é preciso considerar as várias especificidades de cada plataforma e adequar as informações, ou criar um material mais simples que redirecione para o vídeo, complementando-o. 

Ou então, pode-se redirecionar o vídeo para as campanhas de e-mail marketing. Existem modelos de newsletter em que é possível aplicar a ação caso a empresa queira enviar os boletins informativos no formato de áudio e vídeo, tornando mais dinâmico.

Ao direcionar o conteúdo, é preciso considerar empregar as mesmas palavras-chave nas redes, repetidamente e adequadamente.

Isso permite o rastreamento de classificação, determinando as palavras-chave que se deve buscar em primeiro lugar e que segmentam o conteúdo.

Fazer isso aumenta significativamente a prática de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, ampliando a visibilidade online da empresa. Além disso, o conteúdo chegará de uma maneira mais fácil e segmentada ao público-alvo. 

Conclusão

Combinar as estratégias de marketing de conteúdo para redes sociais com sabedoria pode ajudar a empresa a atingir todo o potencial que a marca possui, criando materiais de valor para a audiência.

Milhões de pessoas acessam as redes sociais, em nível global, diarimanete, e quando uma empresa os conecta, se transforma em uma situação de ganhar ou ganhar, não apenas para uma marca, mas também para o público-alvo. 

Por fim, como última dica, vale reforçar o estabelecimento de um tom e uma identidade únicos, fazendo promoções cruzadas e reutilizando o conteúdo nas mais diferentes plataformas sociais, em conjunto com o site corporativo ou a loja virtual, para intensificar os resultados que podem ser obtidos.

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